Rede Mulheres de Axé do Brasil recebe as chaves de sua sede em Cachoeira

Solenidade aconteceu ontem
Divulgação

Em ato de passagem de mãos foram entregues ontem à tarde, pela Secretaria Municipal de Cultura de Cachoeira, as chaves da sede da Rede MAB, pelo Assessor Leonardo Marques, iniciado do Candomblé - Roça do Ventura, representante da Prefeita Eliana Jesus.

Estavam presentes a Iyalaxe Juçara Lopes- Ilê Axé Obá Lajá-Muritiba e Coordenadora Nacional da Rede MAB, que recebeu as chaves; Agbá Iyalorixá Cristina de Oyá- Candeias; Nengwa Elza Matendesi- Inzo Matamba Dilewi Filha- Itacimirim; Vodunsi Uiara Lopes- Roça dos Ventura -Cachoeira, Assessora da Secretaria de Mulheres do Estado e a advogada Duane Carpani. 

Após a entrega o grupo representante das Mulheres de Axé visitou as dependências da sede MAB quando fez levantamento de necessidades físicas e materiais para funcionamento do curso de rechilieux e instalação do Memorial MAB, dentre outras atividades.  A Agbá Cristina de Oyá procedeu pedidos de bençãos aos Orixás, Nkisi e Voduns, acompanhada pelas demais, todas emocionadas com a importante aquisição.

Devido aos protocolos de segurança impostos pela pandemia, o candomblé esteve representado apenas por uma mulher de cada uma das nações, Ketu, Angola e Jeje. 

A Iyalaxe Juçara Lopes e Coordenadora Nacional MAB ressaltou a “grande conquista que representa para o coletivo de mulheres” ter o seu espaço com memória, cursos, lazer, reuniões...

Após vistoria dos espaços o grupo seguiu a Muritiba para visita ao Ile Obá Laja, onde foi recebido pelo Babalorixá Jean de Xangô, grande incentivador e apoiador do Coletivo Mulheres de Axé do Brasil, que dentre outras ações, acolhe o Encontro Anual de Mulheres de Axé, no seu espaço.